Novo espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é inaugurado nesta sexta-feira (05)

A Administração Municipal e a Secretaria de Assistência Social inauguraram na tarde desta sexta-feira, 05 de maio, o novo espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abilio Dall Agnol. A obra conta 382,95 metros quadrados e foi concluída pela Construtora Senhora no investimento de R$ 1.151.302,21 com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil do deputado federal Celso Maldaner e o restante em contrapartida do município.

As atividades atendem 170 crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 16 anos, no contraturno escolar. O serviço oferece oficinas de arte, teatro, tênis de mesa e taekwondo em parceria com a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer e aulas de inglês em parceria com a Headway. O serviço busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além de fortalecer as relações familiares e comunitárias e promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

A cerimônia de inauguração foi marcada por homenagens de agradecimento aos senhores Rudi e Luciano, filhos de Abilio Dall Agnol. Também receberam homenagem o Lions Clube Maravilha, representado pelo presidente Josaldo Gustavo Souza Silva, o Lions Clube Maravilha Oeste, representado pela companheira Dianileia Fabris, o LEO Clube Ômega Maravilha, representado pelo vice-presidente Ronaldo Piton e à Headway, em nome da proprietária Kellin Von Borstel.

Estiveram presentes também o prefeito Sandro Donati, o vice Jonas Dall’Agnol, o presidente da Câmara de Vereadores Gilmar Castanha, o ex-deputado federal Celso Maldaner e a ex-prefeita Rosimar Maldaner, a secretária de Assistência Social Kathiucya Lara Immig, a coordenadora do CRAS Karina Vendrame, a coordenadora do SCFV Liane Rodrigues da Silveira.

As crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, junto com o professor Aury Pedroso, apresentaram a música “A Guerra dos Meninos” de Roberto Carlos e encataram o público presente composto por famílias, equipes da Administração Municipal e da Secretaria de Assistência Social e voluntários dos clubes de serviço. Ao final, foi descerrada a placa de inaugração e os visitantes puderam conhecer o espaço.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO

O novo espaço recebe o nome de Abilio Dall Agnol, maravilhense que teve grande contribuição para o desenvolvimento do município.

Abilio nasceu no dia 13 de janeiro de 1941 em uma pequena cidade no Rio Grande do Sul chamada Mariano Moro. Segundo filho em uma família de 14, desde cedo aprendeu a valorizar a família e trabalhar duro para alcançar seus objetivos.

Durante a infância, Abilio não teve a oportunidade de estudar, pois precisou trabalhar para ajudar seus pais na roça. Além disso, Abilio gostava muito de jogar futebol e frequentar a igreja.

Aos 26 anos, casou-se com Naides Dall Agnol e juntos tiveram 3 filhos: Rudimar Dall Agnol, Maristela Dall Agnol (em memória) e Luciano Dall Agnol. E também 4 netos: Lucas, Bruna, Luiza e Maria. Com 33 anos, mudou-se para Maravilha SC, quando foi proprietário do bar Elite.

Abilio sempre foi um membro assíduo na comunidade maravilhense, vindo a ser duas vezes presidente do Lions Clube, uma vez presidente do Clube Recreativo Maravilha, e participante de muitos outros projetos sociais.

Após alguns anos, ele e sua família adquiriram o posto Kakareko, onde trabalhou até seu falecimento. Muito conhecido e lembrado por sua alegria contagiante e carisma, era uma pessoa muito querida por todos que o conheciam. Sua presença sempre era muito aguardada em eventos e festas, pois ele alegrava a todos com suas piadas.

Infelizmente, no dia 30 de janeiro de 2004, Abilio veio a falecer depois de dois meses em coma, após um acidente ao cair de um telhado. Com isso, deixou um legado de amor e amizade para todos os amigos e familiares. Sua vida foi um exemplo de como podemos ser pessoas melhores para fazer um mundo mais feliz. Abilio foi um grande homem que dedicou sua vida a fazer o bem e seu exemplo nunca será esquecido

A indicação para o nome da creche foi do vereador Ivo Badia, para homenagear a vida do maravilhense.