Economia

A história de Maravilha pode ser dividida em quatro períodos sob o prisma desenvolvimentista. O primeiro período ficou entre os anos de 1950 e 1960, a principal atividade econômica da época era a agropecuária de subsistência, exceto as madeireiras e imobiliárias. Os principais produtos agropecuários da época eram: milho, feijão, fumo, trigo, arroz e suínos. O segundo período aconteceu entre os anos 1960 e 1980, a produção agrícola aumentou com o cultivo de novos produtos como a soja, com isso houve a instalação de uma extratora de óleo: a Civema. O progresso aconteceu em 1970 quando duas grandes rodovias federais foram abertas: BR 282 e 158. Entre as indústrias podem se destacar a fábrica de fogões da Metalúrgica Maravilha e a produção de móveis e esquadrias. No comércio se destacou os alemães Alexandre Kasper e Alexandre Dondoerfer e o italiano Reimundo Gottardo. O terceiro período ficou entre os anos 1980 e 1995 essa fase foi de industrialização, houve a tentativa da instalação do frigorífico de suínos Frimasa (Frigorífico Maravilha S.A). a construção estava quase concluída quando muitas pessoas faliram e ele virou ruínas. Em agosto de 1988 iniciou a produção do Frigorífico de Aves da Coopercentral (Aurora). No setor primário que estava baseado na produção de grãos entra uma nova fase: a produção de aves em escala industrial. Com a industrialização surgiram outras empresas como as de metalurgia, equipamentos para avicultura, transporte, móveis, recapagem de pneus, oficinas mecânicas e autopeças além de prestadoras de serviços. Em 1981 também se instalou em Maravilha a Tabacos Brasileiros S. A, depois a Universal Leaf Tabacos. O quarto período acontece a partir de 1995 nesse período pode-se citar a criação da Amerios, a instalação do Campus aproximado da Universidade do Oeste de Santa Catarina da Unoesc SMO e a 23ª Coordenadoria Regional de Educação. Diversas empresas foram destaque como a Avioeste, Realce, Folle Produtos Siderúrgicos e atualmente a Laticínios Bela Vista.

Agricultura e pecuária

Maravilha se destaca na agropecuária, indústria e comércio sendo tudo relacionado a agricultura. A citricultura, psicultura e hortaliças foram estimuladas no início da década de 2000. Conforme dados do IBGE 2007 as principais atividades na agricultura são feijão, milho, soja, trigo e arroz. Na pecuária se destacam a produção de leite, bovinos, suínos, aves.

Indústria

Iniciou com a exploração da madeira e, com isso surgiu as serrarias isso nas décadas de 50 e 60. Com o esgotamento das reservas de floresta várias empresas faliram, assim outros setores ganharam impulso, como os de gêneros alimentícios e de vestuário.