Maravilha é o primeiro município de Santa Catarina a disponibilizar atendimentos de saúde especializado para autistas

Com o objetivo de melhorar o acesso e inclusão das pessoas autistas aos serviços de saúde do município, a Prefeitura de Maravilha, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (02) a execução do Programa MaravilhaTEAcolhe. A iniciativa dispõe de quinze serviços de saúde especializados e individualizados para pacientes com Transtorno do Espectro Autista.

A secretária de Saúde Miriane Sartori destaca que Maravilha é o primeiro município de Santa Catarina a realizar o serviço especializado. Através do programa as pessoas autistas do município terão acesso facilitado aos serviços de nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, assistência social, enfermeira, médico clínico geral, médico psiquiatra, médico neurologista, odontólogo, neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, equoterapia e hidroterapia.

A coordenadora de Atenção Básica de Saúde Richelly Soares é a responsável pelo programa e a partir do lançamento está entrando em contato com as famílias dos pacientes para verificar quais atendimentos cada um necessita. Os agendamentos das terapias devem ser requeridos por profissionais da saúde habilitados e gerenciados pela coordenadora. Os serviços serão prestados por servidores públicos municipais e profissionais terceirizados.

Para oficializar o início do programa, o prefeito Sandro Donati, o vice-prefeito Jonas Dall Agnol, a secretária de Saúde Miriane Sartori, a primeira dama Marilene Donati e a enfermeira Richelly Soares estiveram reunidos com as representantes do Lions Clube Maravilha TEAcolhe, a vereadora Marclei Grando e os ex-vereadores Eder Moraes e Cleber Pertussatti, que são apoiadores da causa. A elaboração do programa teve contribuição direta das mães azuis que fazem parte do clube de serviço.

O prefeito Sandro Donati destaca que o objetivo é acolher, incluir socialmente e melhorar a qualidade de vida de maravilhenses com TEA: “Essa é uma conquista de toda a comunidade, mas, principalmente, de cada família engajada na causa autista”. No início de abril o prefeito assinou a Lei Municipal n° 4.278 que institui a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.