Religião

O ecletismo religioso está presente em Maravilha desde os primeiros anos de colonização. Ao longo de mais de meio século diversas igrejas e centros se instalaram em Maravilha e possuem adeptos na cidade e no interior. A pluralidade de credos religiosos foi um dos fatores determinantes na atração dos colonizadores e no desenvolvimento sociocultural de Maravilha.

Sempre houve harmonia entre elas, apesar de serem distintos os nomes das religiões, com cultos diferentes, certos princípios e regras que se diferem.

Segundo pesquisadores, a religião é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural, ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida. Elas tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.