Com alta demanda de pacientes, Maravilha recebe aparelho para exames de distúrbio do sono

A Secretaria Municipal de Saúde de Maravilha recebeu na última semana um aparelho de polissonografia, usado para avaliar a qualidade do sono e identificar complicações. Os exames vão atender pacientes de Maravilha e dos demais municípios da Amerios.

Conforme a secretária de Saúde, Miriane Sartori, há uma alta demanda pelo exame em todo estado, de pacientes com distúrbios do sono. Ela destaca que atualmente são oferecidos apenas dois exames por dia em todo Estado, via SUS, realizados em um único hospital de Florianópolis.

Miriane destaca que a Regional de Saúde de São Miguel do Oeste recebeu dois aparelhos para atender a região, sendo que um vai atender os municípios da Amosc e o segundo vem para Maravilha para os municípios da Amerios. Os aparelhos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde. A secretária da pasta, Carmen Zanotto, realizou a entrega na última sexta-feira (9), em São Miguel do Oeste.

Em Maravilha, os exames serão realizados no Centro Especializado em Saúde. Dois servidores da Secretaria Municipal serão treinados para realizar o exame. “A vinda desses aparelhos vai nos ajudar a atender essa alta demanda de pacientes que aguardavam meses ou até anos para serem atendidos pelo SUS. A regulação da fila de espera será feita pelo Estado, mas o atendimento ficará mais próximo dos municípios”, destaca Miriane.