Ecoponto estabelece cronograma de ação para receber lixos volumosos

Pensando na preservação do meio ambiente e na redução de resíduos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal estabeleceu um cronograma de ação para descarte de lixos volumosos. A partir do dia 06 de março o Ecoponto da prefeitura conta com um profissional responsável pelo recebimento dos resíduos. O descarte poderá ser feito em todas as segundas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na antiga garagem da prefeitura ao lado da Casa Mortuária.

No local poderão ser descartados lixos residenciais como sofás, mesas, cadeiras de madeira, colchões e tábuas. O volume será alocado dentro do pavilhão e levado por empresa terceirizada pela Administração Municipal até o aterro sanitário. Segundo o servidor Marcio Camargo, responsável pelo serviço, somente nos primeiros dois meses de 2023 foram gastos R$62 mil no descarte de lixo volumoso.

O diretor de Meio Ambiente e Bem Estar Animal Eder Moraes destaca que o cidadão precisa levar o resíduo até o Ecoponto: “A prefeitura realiza o serviço de levar até o aterro, enquanto o cidadão é responsável por descartar no local correto”. Eder também ressalta que não serão aceitos lixos de empresas e que cada CNPJ deve ter a destinação correta de seus materiais.

A decisão foi tomada em uma reunião envolvendo o vice-prefeito Jonas Dall’Agnol, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, a Secretaria de Obras, a Secretaria de Saúde e o Departamento de Trânsito. Dall’Agnol destaca que o objetivo é regularizar a destinação correta de resíduos para que não se torne prejudicial à natureza e para que não seja um foco do mosquito da dengue: “A partir do momento que vamos ter um controle desses descartes, não será mais permitido deixar lixo no pátio da antiga garagem”.

O Ecoponto também faz o descarte dos seguintes materiais:

• Lâmpadas (somente inteiras e até 10 unidades por pessoa);
  • Pilhas e baterias (dentro de bombonas d’água e/ou canos de PVC);
  • Eletrodomésticos e eletrônicos (computadores, notebooks, celulares, monitores e TVs, que estejam inteiros).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo (49) 3664 0046, que também está disponível com WhatsApp.