Prefeitura de Maravilha compra 16 milhões de litros de água bruta e envia para a captação da Casan

O prefeito Sandro Donati acompanhou na tarde desta terça-feira o trabalho de transposição da água de um açude para a captação da Casan. O município comprou mais 16 milhões de litros de água bruta da propriedade da família Honaiser para enviar ao tratamento da Casan. A medida de transportar água bruta foi adotada desde o dia 21 de dezembro pelo município que enfrenta uma das mais severas estiagens de sua história. O valor será todo encaminhando para ressarcimento da Casan que já teve que ressarcir o município em outra oportunidade semelhante.

No final de dezembro o transporte era feito com caminhões. Agora os caminhões pipa buscam água em um poço artesiano na cidade de Cunha Porã para abastecer diretamente as caixas. A equipe da secretaria de Obras do município está operando até às 23h no abastecimento das residências. Na área rural o transporte também é feito com caminhões para o consumo animal.

O município tem um poço profundo no Aquífero Guarani que não está em atividade pela falta da bomba que, segundo a Casan, foi adquirida no exterior e a promessa é que até o dia 28 de janeiro a Maravilha. A companhia também está ampliando a capacidade de captação no local conhecido como Prainha no entanto, segundo o prefeito Sandro Donati, as medidas não são garantias que no futuro o município não sofra novamente com a falta de água. “A bomba é uma incerteza que temos devido à nossa experiência desagradável com o funcionamento, a nova canalização para aumentar a captação é válida mas não resolve o problema de Maravilha que é uma cidade que cresce, se desenvolve e infelizmente a Casan não está acompanhando nossa demanda mesmo estando arrecadando religiosamente com as faturas da água e logo ali adiante com o início da operação do tratamento do esgoto” disse o prefeito.

Donati cobra da Casan o aumento da área de reservatório, uma bomba e demais equipamentos reserva para retirar a água dos mananciais e manutenção da atual rede que estudos já apontaram ter muitos problemas de vazamento e desperdício de água.