Dia Nacional de Combate ao Tabagismo reforça riscos de novos dispositivos para consumo de cigarros

O Dia Nacional de Combate ao Tabagismo é comemorado nesta terça-feira (29), com foco na conscientização sobre os riscos que o consumo de cigarros causa para a saúde. Neste ano, o foco está também nos novos dispositivos, como cigarro eletrônico e narguilé.

Conforme a nutricionista e coordenadora do Grupo de Tabagismo em Maravilha, Cristiane Perondi, essas novas tendências trazem velhos problemas. O consumo de tabaco com esses novos dispositivos vêm crescendo muito, principalmente entre os jovens, com os mesmos riscos dos cigarros tradicionais.

Em Maravilha, a Secretaria de Saúde tem um trabalho contínuo com grupos de tabagismo. Conforme a coordenadora, os grupos têm uma duração média de três meses, com sete encontros presenciais e fornecimento de medicamentos para abandono do vício. A iniciativa é uma estratégia do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Quem tiver interesse em participar dos grupos pode fazer a inscrição com as agentes comunitárias de saúde ou com as enfermeiras nas unidades de saúde. Cristiane reforça que a medicação somente pode ser fornecida pelo município através dos grupos, não sendo possível o acompanhamento individual para o dependente.