Administração Municipal vai investir em nova tecnologia de videomonitoramento para segurança pública

O prefeito Sandro Donati firmou uma nova parceria com a Polícia Militar de Maravilha, para instalação de 10 novas câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos do município. As câmeras vêm com a tecnologia OCR, que realiza a leitura dos caracteres das placas dos veículos, enviando automaticamente as imagens para um banco de dados.

O software que integra o equipamento está habilitado para realizar a leitura de placas padrão Mercosul e do modelo anterior.  O sistema vai emitir alertas de veículos com pendências de furto/roubo diretamente na central da Polícia Militar, podendo também ser acessado pelo próprio policial durante o serviço, melhorando o tempo resposta dos atendimentos. O sistema possui alta capacidade de leitura, conseguindo inclusive identificar veículos que trafeguem acima de 100 quilômetros por hora.

Conforme o prefeito Sandro Donati o objetivo é melhorar e qualificar esse sistema de videomonitoramento, fundamental para o trabalho da Polícia Militar e segurança pública do município. “O sistema vai funcionar 24 horas por dia, mandando imediatamente as informações para a Polícia Militar. As câmeras também serão fundamentais em processos de investigação, melhorando todo o sistema de segurança pública do nosso município. Maravilha está crescendo e precisamos investir em novas tecnologias nessa área para otimizar o trabalho da polícia e garantir a segurança da nossa população”, destaca.

O tenente comandante da Polícia Militar de Maravilha, Junior Tatsch, afirma que a nova tecnologia é uma excelente ferramenta para a segurança pública. “O reconhecimento ótico de caracteres torna a informação acessível ao policial de forma muito mais rápida, porque todas as etapas de produção, processamento e envio de informações são automatizadas. Não é necessário nenhum procedimento por parte de policiais de ficar acessando ou alimentando o banco de dados. Isso acaba otimizando o emprego do efetivo policial, esse tipo de tecnologia também ameniza a carência de efetivo. Queremos agradecer ao prefeito e sua equipe pela atenção que sempre dedicou às demandas da segurança pública”, finaliza.

INVESTIMENTO

Os equipamentos serão alugados pelo município, que vai investir um valor mensal de R$ 5.013,38 nesta locação. Além das 10 câmeras, o valor incluir o aluguel do sistema para armazenamento das imagens. O investimento anual deve ultrapassar o montante de R$ 60 mil.

Além de Maravilha, outros municípios da região aderiram a este novo sistema através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder).