Setor de Meio Ambiente e Bem Estar Animal custeia mutirão de castração para aproximadamente 70 animais

O mutirão foi realizado nesta quarta-feira (30) com uma unidade de castra móvel que está atendendo em Maravilha. A prefeitura, através do Setor de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, está custeando a castração de aproximadamente 70 animais, entre cães e gatos, indicados pela  ONG Ame Bicho.

Os procedimentos foram licitados. Além da unidade de castra móvel que está atendendo hoje no município, outras duas clínicas de Maravilha, Ami Vet e Bicho Feliz, venceram a licitação e também já estão atendendo animais com os procedimentos. Conforme o diretor de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Eder Moraes, estes cães e gatos atendidos estão na lista de espera do Setor.

A prioridade são animais em situação de vulnerabilidade e indicados pela ONG Ame Bicho, e o atendimento segue sendo feito de forma gradativa. Os tutores interessados em fazer a castração gratuita de seus animais podem fazer a inscrição nesta lista de espera do Setor Meio Ambiente e Bem Estar Animal, pelo telefone 3664 0046, que também é WhatsApp.

A ação é parte do programa sobre a política de natalidade de cães e gatos no município, aprovada em Lei Municipal, nº 4.124 de 2019. Um dos objetivos é garantir o bem estar animal, além da prevenção e controle de zoonoses.

Na manhã desta quarta-feira também foram castrados aproximadamente 40 animais de forma particular no castra móvel, levados diretamente por seus tutores.