Produtores de Maravilha recebem certificado de conformidade orgânica

A entrega dos certificados foi realizada na tarde desta terça-feira (27), em uma propriedade rural da Linha Sanga Silva, interior de Maravilha. O prefeito em exercício, Jonas Dall’Agnol, o secretário de Agricultura, Pedro Gilberto Ioris, e o engenheiro agrônomo e coordenador do Grupo Orgânicos Maravilha, Jaime Giehl, entregaram os certificados para as produtoras Belenice Dall’Agnol Marcon e Luciane Graiczyk do Prado.

Para receber o certificado o produtor precisa atender vários critérios, mantendo uma produção livre de agrotóxicos e produtos químicos, além de ter uma propriedade em conformidade com leis ambientais, com barreiras que impeçam a contaminação por produtos químicos, entre outras normas. O certificado é emitido pela Associação Ecovida de Certificação Participativa.

Conforme o engenheiro agrônomo, Jaime Giehl, o certificado garante que o produtor possa agregar valor ao seu produto e fazer a venda com o certificado de produção orgânica. O certificado tem validade de um ano e para renovar o produtor precisa se manter seguindo todas as normas exigidas, analisadas através de vistorias do comitê de ética da associação.