Centro de Cultura é palco de 15 apresentações do concurso Declama Maravilhas

No último sábado (07) o Centro Municipal de Cultura Francisco Gialdi foi palco para declamações de poemas. O Declama Maravilhas é uma iniciativa do Departamento de Cultura e da Biblioteca Municipal Luiz Delfino e tem como objetivo valorizar e reconhecer futuros escritores de Maravilha, mobilizar os estudantes maravilhenses para a produção textual autoral e estimular a criação e difusão do poema.

Ao todo 15 crianças participaram e declamaram seus poemas com o tema “O mundo encantado de ser criança”. Participaram do concurso o Centro Educacional Monteiro Lobato, o Centro Educacional Mundo Infantil, o Centro Educacional Vereador Raymundo Veit, a Escola de Educação Básica João XXIII, a Escola de Educação Básica Santa Terezinha e a Escola de Ensino Fundamental Juscelino K. de Oliveira.

Os participantes são alunos de 4º anos e produziram seus poemas em sala de aula e em casa com o auxílio das famílias. Os poemas deviam conter de 7 a 10 estrofes com 4 versos cada. Para a apresentação os poemas estavam decorados e declamados e foram avaliados pela oratória, desenvoltura e dicção. Para o poema escrito, os critérios foram criatividade, originalidade, adequação ao tema e ortografia.

Como terceira colocada ficou Aryely Bohrer Winck, da EEB João XXIII. Brenda Elena de Moura, do CE Mundo Infantil, ficou com a segunda colocação. E em primeiro lugar, Anna Laura Niedermeier, da EEB João XXIII. A premiação para os três primeiros colocados foi um troféu e valores em dinheiro. Cada participante recebeu uma medalha de participação.

A idealizadora do projeto e coordenadora da Biblioteca Pública Carmen Brandalis avaliou o evento como uma iniciativa de grande importância para o fomento à arte e a cultura. “É uma oportunidade para que as crianças conheçam novos talentos e pratiquem a produção textual no gênero poema”, completa Carmen. A equipe do departamento agradece também o apoio dos jurados Charles Dall Agnol, Rosiméri Bruch Rodrigues da Silva e Fabricio Ferreira.