Sistema de energia solar na Casa do Agricultor gera aproximadamente R$ 12 mil em economia

Há mais de um ano a Casa do Agricultor que abriga a Secretaria Municipal de Agricultura trabalha com o sistema de energia solar fotovoltaica. O comparativo entre antes e depois do uso do sistema aponta uma diferença de aproximadamente R$ 12 mil. De dezembro de 2020 a novembro de 2021 foram gastos R$ 16.318,09 com energia e após a instalação até novembro de 2022 o valor diminui para R$ 4.362,29.

A iniciativa tem como objetivo dar mais sustentabilidade e economia ao funcionamento da máquina pública diminuindo custos e aproveitando um recurso natural com a tecnologia de geração de energia solar que já é muito difundida e tem mostrado bons resultados. O investimento inicial foi de R$ 66.764,12. A estimativa é que em 48 meses o empreendimento já tenha gerado a economia do valor investido.

O prefeito em exercício Jonas Dall Agnol destaca que esses resultados comprovam os benefícios da utilização de meios alternativos e sustentáveis de energia: “A adoção desse sistema ajuda a pensar num município compromissado com o meio ambiente e adepto às novas tecnologias”. Segundo ele, a meta é ampliar o uso do sistema em outros prédios e instalações públicas. A Prefeitura de Maravilha também utiliza a energia solar nos abrigos de passageiros espalhados pela cidade.