Declama Maravilhas incentiva a produção e declamação de poemas nas escolas do município

A Administração Municipal, através do Departamento de Cultura e da Biblioteca Municipal Luiz Delfino, realizou no último sábado (16) o concurso Declama Maravilhas. A iniciativa visa valorizar e reconhecer futuros escritores de Maravilha, mobilizar os estudantes maravilhenses para a produção textual autoral e estimular a criação e difusão do poema, dando visibilidade aos escritores em nossa cidade. O evento contou com a parceria da KNN Escola de Idiomas.

Participaram do concurso o Centro Educacional Monteiro Lobato, o Centro Educacional Mundo Infantil, o Centro Educacional Vereador Raymundo Veit, o Dom – Sistema Educacional, a Escola de Educação Básica João XXIII, a Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete, a Escola de Educação Básica Santa Terezinha e a Escola de Ensino Fundamental Juscelino K. de Oliveira.

Foram apresentados 16 poemas com o tema “Maravilha: Cidade das Crianças”. Os poemas deviam conter de 7 a 10 estrofes com 4 versos cada. Para a apresentação os poemas estavam decorados e declamados e foram avaliados pela oratória, desenvoltura e dicção. Para o poema escrito, os critérios foram criatividade, originalidade, adequação ao tema e ortografia.

Como terceira colocada ficou Yasmin Leticia Boyaski, da EEB Santa Terezinha. Nicolas Lorenzo Schneider, do CE Mundo Infantil, ficou com a segunda colocação. E em primeiro lugar, Lara dos Santos Bordigon, da EEB João XXIII. A premiação para os 3 (três) primeiros colocados foi um troféu, um kit da KNN e um vale de R$ 1 mil, R$ 2 mil e R$ 3 mil, respectivamente. Cada participante recebeu uma medalha e uma bolsa de 35% na Escola de Idiomas.

A diretora de Cultura Rosi Reichert Heineck avaliou o evento como uma iniciativa de grande importância para o fomento à arte e a cultura. “É uma oportunidade para que as crianças conheçam novos talentos e pratiquem a produção textual no gênero poema”, completa Rosi. A equipe do departamento agradece o incentivo dos pais e familiares e o apoio dos jurados e da KNN.