Mais de 50 pacientes realizaram exames e não retiraram na Secretaria de Saúde
A secretária de saúde de Maravilha, Miriane Sartori, divulgou relatório com dados de mais de 50 pacientes que realizaram exames na rede pública de saúde e não retornaram para buscar o resultado. São exames de tomografia, ressonância magnética, mamografia, eletrocardiograma, biópsia, raio X entre outros. No relatório constam pacientes que fizeram o exame no ano de 2021 e 2022 e a equipe solicita que sejam retirados pelos interessados.
Miriane explicou que são exames com valor considerável, solicitados por médicos, que os pacientes têm direito de realizar e também o dever de resgatar. A secretária ainda comenta que o município investe recursos públicos para comprar os procedimentos e atender a demanda do Estado já que são de média ou alta complexidade. A secretária destaca que todo exame realizado deve ser retirado pois existe também um prazo de avaliação e os exames já não serão mais aceitos pelos médicos. “O paciente que não retira seu exame provavelmente terá uma nova solicitação feita pelo médico e desta forma o recurso investido é desperdiçado, faz falta para outra pessoa que precisa o exame e prejudica o andamento do trabalho”.
A secretária solicita ainda que os pacientes que realizaram os exames mencionados e ainda não retiraram podem passar na secretaria de saúde até o dia 27 de dezembro. Após este prazo serão arquivados.