MEIs de Maravilha podem fazer Declaração Anual na Sala do Empreendedor
Atenção microempreendedores individuais (MEIs)! Já iniciou o prazo para entrega da Declaração de Arrecadação do Simples Nacional (DASN/SIMEI), que prossegue até o dia 31 de maio de 2022. Esse alerta é da Sala do Empreendedor de Maravilha, no extremo oeste catarinense, que está à disposição para esclarecer dúvidas sobre o procedimento e auxiliar no preenchimento do documento. Essa prestação de serviço gratuita é viabilizada por meio do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Gelson Rossetto oempresário deve informar o faturamento que a empresa teve de janeiro a dezembro de 2021. Em caso de necessidade de auxílio para os procedimentos o empresário pode procurar a Sala do Empreendedor, esclarecer suas dúvidas presencialmente e fazer sua declaração de maneira gratuita. Para atendimento o empresário deve ter em mãos os documentos de sua empresa e o valor a ser declarado no ano anterior, independentemente se tirou nota fiscal ou não nesse período.
A entrega da Declaração Anual é obrigatória para todos os MEIs e o envio on-line do documento fora do prazo acarretará em multa. Rossetto explica que a não entrega da declaração por dois anos consecutivos torna a empresa inapta, impossibilita a emissão de nota fiscal, obtenção de certidões, além de impedir o acesso ao crédito em bancos e instituições financeiras. Mais informações na Sala do Empreendedor de Maravilha ou pelo telefone (49) 3664-3577 que também é WhatsApp. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas.
A Declaração Anual também pode ser feita diretamente no site do Governo Federal: gov.br/mei. Basta acessar a aba Declaração Anual de Faturamento, depois digitar o CNPJ e seguir os comandos.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor de Maravilha oferece auxílio de atualização de informações; orientações para abertura, alteração ou encerramento de negócios; formalização de MEIs; emissão de certidões e guias diversas; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos e consultorias para aprimorar a gestão empresarial.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site