Conferência Intermunicipal de Cultura reúne agentes culturais para discutir democracia e direito à cultura
Na tarde desta sexta-feira, 06 de setembro, o Centro Municipal de Cultura Francisco Gialdi foi palco da 3ª Conferência Intermunicipal de Cultura. Estiveram presentes agentes culturais e representantes dos municípios de Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Saudades e Tigrinhos.
Com o objetivo de fomentar a discussão e a construção de políticas culturais, a conferência é uma etapa fundamental no processo de elaboração de políticas culturais, que serão apresentadas nas etapas estadual e nacional. Para alcançar esse objetivo, a conferência foi organizada em seis grupos de trabalho, cada um focado em um eixo temático relacionado ao tema central do evento: “Democracia e o Direito à Cultura”.
Cada grupo de trabalho teve a responsabilidade de discutir propostas e soluções relacionadas ao seu respectivo tópico, com a finalidade de promover uma cultura mais inclusiva, acessível e democrática. Os eixos trabalhados são:
EIXO 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
EIXO 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
EIXO 3: Identidade, Patrimônio e Memória
EIXO 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
EIXO 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
EIXO 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais