Com 29 focos do mosquito e casos confirmados na região, Maravilha entra em estado de alerta para dengue
Maravilha enfrentou em 2022 uma grave crise na saúde pública, com uma epidemia de dengue que chegou a contabilizar mais de 4.300 casos positivos da doença. Com um aumento acelerado de casos e pacientes com sintomas graves foi preciso montar um “hospital de campanha”, como medida emergencial para atender a demanda.
Menos de um ano depois o município enfrenta um difícil desafio de eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, enquanto casos de dengue já são confirmados na região. Maravilha fechou janeiro com 29 focos do mosquito Aedes aegypti, apenas um a menos que o mesmo período de 2022. A cidade está infestada pelo mosquito.
A Sala de Situação realiza um trabalho diário de visitas em domicílios e empresas, para verificar se há criadouros do mosquito. Infelizmente, todos os dias são encontrados pontos de água parada com larvas. A equipe de agente de endemias também tem focado na fiscalização de denúncias. O número para fazer as denúncias é o (49) 98833-7824 pelo whatsapp ou por ligação o (49) 3664-1217.
Conforme a secretária de Saúde, Miriane Sartori, o cenário é de alerta. “São muitos focos do mosquito em Maravilha e com casos confirmados na região tememos que logo o vírus chegue no nosso município e novos diagnósticos cheguem. Tivemos muitos pacientes com quadros graves da doença no ano passado, pacientes que ficaram com a saúde bastante debilitada, mas infelizmente ainda falta conscientização de uma parcela da população que tem criadouros do mosquito em suas casas e terrenos”, reforça.