Secretaria de Assistência social apresenta diagnóstico sobre crianças e adolescentes de Maravilha

O Diagnóstico Situacional da Criança e do Adolescente de Maravilha foi apresentado na quinta-feira (21), mostrando potencialidades e problemas vivenciados pela população local. Os dados contêm análises sobre renda, trabalho, saúde, educação, violência física, psicológica e sexual, lazer, consumo de drogas e bebidas, tráfico de entorpecentes, esporte, lazer, entre outras análises envolvendo crianças e adolescentes.

O município foi dividido em oito áreas. Essa divisão busca identificar se há algum bairro/região que demanda de mais atenção em uma determinada área, por exemplo, quando algum ponto do município apresenta um índice acima da média de casos de violência.

Conforme a secretária de Assistência Social, Kathiucya Lara Immig, através desse material é possível identificar os problemas que interferem no desenvolvimento e na proteção da criança e do adolescente para estabelecer parâmetros na formulação, implementação, deliberação, execução e controle social de Políticas Públicas.

“Esse documento tem importância excepcional para o trabalho das equipes de Assistência Social, da Educação, da Saúde, enfim para toda a Administração Municipal. Com todas as estatísticas em mãos, sabemos quais as regiões precisam ter um olhar mais atento, qual a maior vulnerabilidade e a maior potencialidade dos territórios do município”, afirma a secretária. O diagnóstico também é repassado para os órgãos de segurança pública.

COMO O LEVANTAMENTO FOI FEITO?

Kathiucya afirma que a ideia da realização deste diagnóstico vem de muitos anos e foi pauta em várias reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA). Após levantamento de orçamentos, foi contratada a Painel Pesquisas e Consultoria, a maior empresa privada de pesquisas sociais do Brasil e o pagamento efetuado com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A secretária deixou um agradecimento especial ao CMDA que acreditou no projeto e também ao prefeito Sando Donati e vice-prefeito Jonas Dall’Agnol.

92% GOSTAM DE MORAR EM MARAVILHA

Um dado da pesquisa que chamou a atenção de forma muito positiva foi que 92,2% das crianças e adolescentes afirmaram que gostam de morar no município. Dos 577 entrevistados pela equipe da Painel Pesquisas e Consultoria, 532 deram essa resposta afirmativa. Apenas 7,8% disseram não gostar de residir no município.

Conforme Kathiucya este índice demonstra que as políticas públicas e trabalho já desenvolvido em prol das crianças e adolescentes vem dando resultado, possibilitando mais qualidade de vida para este público.

Entre alguns pedidos feitos pelos entrevistados estão ampliação nas áreas de lazer, cinema, shopping, áreas para ciclismo e investimentos em cursos profissionalizantes.