Casan e Administração Municipal assinam autorização para licitação do projeto de ampliação da barragem de captação de água
O prefeito em exercício Jonas Dall’Agnol e o prefeito licenciado Sandro Donati se reuniram com a presidente estadual da Casan, Roberta Maas dos Anjos, na tarde de quinta-feira (22), para tratar do projeto de ampliação da barragem de captação de água bruta em Maravilha. A barragem fica no Rio Jundiá, na divisa com Bom Jesus do Oeste.
Na oportunidade foi assinada a autorização para licitar o projeto, que vai definir os detalhes da obra, investimento e aumento da capacidade de captação de água bruta. Com o projeto pronto, a Casan lança a nova licitação para contratar a obra que deve ser executada em 2023.
O prefeito Jonas Dall’Agnol disse que o projeto de ampliação da barragem vai trazer mais segurança para o abastecimento de água em Maravilha. Durante a reunião, Jonas e Sandro também cobraram a Casan sobre a necessidade de outros investimentos no município, como melhorias na rede de distribuição e mais agilidade nos reparos necessários após serviços que danificam as vias públicas.
QUAL O CENÁRIO ATUAL EM MARAVILHA?
Conforme o chefe da agência local da Casan, André Tonello,
atualmente a cidade não enfrenta problemas no abastecimento de água. Os últimos investimentos da Casan no município, com a nova bomba do poço profundo e mais um ponto de captação de água na prainha do Rio Jundiá, já resultaram no aumento da capacidade de abastecimento.
Com a barragem atual atendendo a demanda da cidade, o poço profundo vem sendo usado apenas para manutenção da bomba. A captação na prainha do rio também não é necessária no momento, no entanto está com todo sistema funcionando para atender uma possível demanda. Tonello destaca que esses dois pontos de captação trazem segurança principalmente para períodos de estiagem, quando o nível do Rio Jundiá fica comprometido.
A demanda atual da cidade é de 68 litros de água por segundo, o que gera uma média diária de 5,8 milhões de litros consumidos.