Maravilha é semi-finalista nacional em prêmio por boas práticas na saúde infantil
O programa de odontologia infantil do período noturno, oferecido pela secretaria de saúde de Maravilha, foi selecionado entre mais de mil iniciativas que chamaram a atenção do Ministério da Saúde para concorrer ao Prêmio APS Forte no SUS. As práticas selecionadas pelo júri consideraram a melhoria do acesso da população, priorizando e reforçando o papel da APS como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa de odontologia infantil no período noturno disponibiliza horários para que os pais possam levar as crianças e acompanhar o atendimento da dentista Janice Hart. A iniciativa foi implantada para ampliar o acesso ao dentista já que a maioria dos pais trabalha nos horários comerciais e muitas vezes não tem como acompanhar ou até mesmo levar a criança para receber os cuidados e atendimentos relacionados à saúde bucal.
A 3ª edição do APS Forte no SUS recebeu relatos de profissionais de saúde, gestores e representantes de projetos que fizeram a diferença na Atenção Primária em 2021. A premiação é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil.
As iniciativas finalistas serão divulgadas no dia 07 de março e os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação com a presença dos finalistas, que está prevista para o dia 7 de abril no auditório da Opas em Brasília (DF).
A secretária de Saúde Miriane Sartori comemorou a classificação do município para a semifinal destacando a dedicação da profissional e os excelentes resultados já apresentados pelo projeto com bastante procura pelos horários diferenciados até mesmo com a necessidade de abertura de agenda aos sábados em alguns casos.