Cidade das Crianças alcança a 22ª posição na avaliação “Criança Alfabetizada” entre municípios catarinenses

Maravilha se destaca como uma das cidades catarinenses com maior índice de alfabetização infantil, conforme aponta o 1° Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última semana. Segundo o relatório, 84,4% dos estudantes da Rede Municipal de Ensino da Cidade das Crianças dominam a leitura e a escrita ao final do 2º ano do ensino fundamental.
De acordo com o estudo realizado pelo Inep, Maravilha ocupa a 22ª posição no ranking estadual, dentre os 295 municípios catarinenses. Esse índice supera tanto o de Santa Catarina (61%) quanto o do Brasil (56%), conforme os dados da avaliação aplicada em 2023.
A Secretaria Municipal de Educação enfatiza que o processo de alfabetização é a principal meta da educação em Maravilha, com investimentos diários nas escolas locais para o desenvolvimento de habilidades essenciais de leitura, escrita e compreensão, proporcionando acesso igualitário à educação.
“A alfabetização é vista como fundamental para o desenvolvimento de Maravilha e de sua comunidade. Ela não apenas capacita os indivíduos, mas também fortalece toda a comunidade. O investimento na alfabetização é percebido como um investimento no futuro sustentável e próspero”, destaca a secretária de Educação Cleusamar Preuss.

Resultados em Santa Catarina
Segundo o relatório do indicador “Criança Alfabetizada”, 61% das crianças da rede pública de Santa Catarina estão alfabetizadas, enquanto 67% das crianças das redes municipais atingiram esse marco. Com esses resultados, Santa Catarina se posiciona em 7º lugar no ranking nacional.

Avaliação Aplicada em 2023
A prova aplicada por Santa Catarina teve como objetivo avaliar o desenvolvimento das habilidades básicas de leitura, escrita e compreensão dos alunos das escolas públicas do estado, buscando verificar o nível de proficiência conforme os conteúdos do ciclo de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental. A avaliação em Maravilha também teve como propósito diagnosticar o nível de aprendizagem, orientar intervenções pedagógicas, monitorar a qualidade da educação e subsidiar a formulação de políticas educacionais voltadas para a alfabetização, baseadas em dados concretos sobre o desempenho dos estudantes.