Maravilha inaugura Centro de Alimentos e Culinária Escolar
Será inaugurado na próxima sexta-feira (17), às 15 horas, o Centro de Alimentos e Culinária Escolar de Maravilha. A obra é fruto de um projeto inovador que tem como objetivos melhorar a qualidade da alimentação escolar das crianças, reduzir do cardápio os produtos industrializados, aumentar a compra e a utilização de produtos da agricultura familiar e incentivar hábitos alimentares saudáveis além de aproveitar os alimentos de maneira integral e agilizar o trabalho das merendeiras nas unidades escolares.
Alimentos destinados exclusivamente a crianças com intolerâncias também serão produzidos no centro de culinária e destinados aos estudantes com necessidades alimentares especiais. O ciclo completo de utilização dos alimentos in natura será finalizado por meio de composteiras e os resíduos serão enviados para as hortas escolares.
O município investiu R$ 264 mil no empreendimento e equipamentos. A iniciativa contou com uma emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado estadual Valdir Cobalchini. A adequação do espaço físico foi de aproximadamente 237 m². A estrutura comporta uma cozinha conforme os padrões recomendados pela legislação, com equipamentos, mobiliário e utensílios necessários e apropriados para desenvolvimento das atividades. O local tem área destinada para recebimento, pré-preparo, preparo, armazenagem e distribuição dos produtos, além de espaço para descarte adequado de resíduos com composteira para reutilização nas hortas escolares. Também contempla escritório para planejamento das ações, reuniões e desenvolvimento de atividades.
A equipe que vai atuar no Centro de Alimentos e Culinária Escolar é formada por nutricionista com especialização em Nutrição Funcional e Nutrição Clínica; responsável pelo Programa de Alimentação Escolar; merendeira formada em Gestão Pública com curso de Gastronomia e Alimentação Escolar; auxiliar de serviços gerais com graduação em Pedagogia e especialização em Gestão Pública; chefe de setor com cursos na área de Boas Práticas e Alimentação; motorista responsável pela distribuição dos alimentos nas unidades escolares e três motoristas auxiliares nas atividades de entrega de produtos (os quais têm escalonamento semanal, ou seja, a cada semana um auxilia o motorista responsável).