Maravilha recebe Certificado após atingir metas no Diagnóstico, Tratamento e Prevenção da Tuberculose
A Secretaria de Saúde de Maravilha, através do setor de Vigilância Epidemiológica, recebeu o Certificado da Secretaria de Estado da Saúde, de Santa Catarina. O município atingiu as metas no trabalho de diagnóstico, tratamento e prevenção da Tuberculose. O reconhecimento é referente ao ano de 2022.
Entre os municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, apenas Maravilha e São Miguel do Oeste alcançaram as metas e receberam os certificados. A entrega ocorreu na última sexta-feira (22), em Florianópolis.
Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Daiane Buzatto Spier, após o diagnóstico, o município faz a notificação do caso Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e o paciente passa pelo acompanhamento e tratamento de seis meses. Também é realizado o exame em todos os contatos intradomiciliares do paciente e feito o tratamento da infecção latente nessas pessoas, quando necessário.
Atualmente, Maravilha tem cinco pacientes em tratamento, com diagnóstico de Tuberculose. A enfermeira Daiane reforça que os principais sintomas são tosse com escaro, que persiste por mais de três semanas, com febre ao entardecer e emagrecimento. Pessoas com estes sintomas devem procurar uma unidade de saúde.