Voltado para autistas, projeto piloto de Maravilha é apresentado em Congresso Nacional da Saúde

A Saúde de Maravilha implantou neste ano mais um projeto piloto, o qual foi um dos destaques no Congresso Sul, Sudeste e Centro Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Florianópolis. Voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o projeto Maravilha Te Acolhe, realiza em média 85 atendimentos semanais, envolvendo principalmente crianças e adolescentes.

Conforme a coordenadora do projeto, Richelly Soares, Maravilha tem 75 munícipes com diagnóstico de autismo, atendidos pelas terapias do projeto. Ela destaca que os atendimentos iniciaram em maio deste ano e já é possível identificar avanços no desenvolvimento dos atendidos. Muitas famílias não tinham seus filhos frequentando nenhuma terapia voltada para pacientes com o Transtorno do Espectro Autista.

“Essse projeto é piloto, quando implantamos não tínhamos nenhuma referência para seguir. Aprovamos em novembro de 2022 a Lei nº 4.278, que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo e a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e a partir de então buscamos implantar ações para atender os autistas, lançando então este projeto”, explica.

A secretária de Saúde, Miriane Sartori, explica que neste primeiro momento estão sendo atendidos os autistas, mas o município objetiva atender também, num segundo momento, os familiares. “Queremos dar qualidade de vida para os autistas e seus familiares. Já vemos resultados no desenvolvimento dos pacientes atendidos, nos tornamos um braço da Apae”, destaca.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

• Psicologia