Oficina de Culinária de Maravilha é premiada como exemplo de boas práticas
O projeto Oficina de Culinária, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde, foi reconhecido e premiado como exemplo de boas práticas durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC). A entrega dos certificados ocorreu nessa quarta-feira (27), em São José, onde o evento acontece.
A nutricionista da Secretaria de Saúde, responsável pela execução da oficina, Cristiane Perondi apresentou o projeto. Também acompanharam o evento a secretária de Saúde Miriane Sartori, a secretária de Assistência Social Kathiucya Lara Immig, a coordenadora do CRAS Karina Vendrame, a coordenadora do CAMU Roseli Althaus e a primeira dama Marilene Donati.
O Comac-SC é organizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam). Ao longo de três dias, serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas e debates sobre temas pertinentes à administração pública nas áreas da inovação, sustentabilidade e gestão eficiente.
Para participação no evento, foram consideradas somente boas práticas realizadas nas cidades catarinenses. Os avaliadores levaram em conta sete critérios de seleção, que passam pela criatividade, replicabilidade e impacto social da medida, além do caráter inovador, envolvimento da população, economia e otimização de recursos financeiros e obtenção dos resultados almejados.
Oficina de Culinária
A oficina iniciou em 2016, quando a nutricionista da saúde passou a realizar oficinas de culinária em grupos já existentes na assistência social com adolescentes e crianças. A partir de 2018 a atividade passou a ser ofertada semanalmente para uma turma de mulheres no Centro de Atendimento Múltiplo Uso (CAMU). A atividade tem por objetivo refletir sobre Alimentação Saudável a partir da culinária e pautada no Guia Alimentar para a População Brasileira.
As receitas desenvolvidas são pensadas a partir da cultura alimentar, poder aquisitivo, interesse e necessidades das participantes. A oficina inicia com o preparo de uma receita, a qual é executada pela nutricionista com auxílio das participantes. Após o preparo da receita é realizada uma roda de conversa, cada semana com um tema diferente. Ao final de cada encontro às participantes provam a receita e avaliam a atividade do dia.