Maravilha é um dos cinco municípios brasileiros em evento de alimentação escolar da ONU no Panamá
Maravilha é um dos cinco municípios brasileiros que estão participando da Missão Técnica Internacional de Experiências em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no Panamá. A ação faz parte do Projeto de Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar da América Latina e Caribe, uma iniciativa do Programa de Cooperação Internacional Brasil e Organização das Noções Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A merendeira Alaia Silveira e a nutricionista Cristiane Tremea foram convidadas para o evento internacional devido a conquista do quinto lugar no reality “Merendeiras do Brasil”, promovido em 2022 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC). Estão no Panamá, representantes de Mogi das Cruzes (São Paulo), Lucena (Paraíba), Leônidas Marques (Paraná) e Itati (Rio Grande do Sul).
O encontro promove oficinas, treinamentos e um intercâmbio de boas práticas em Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O objetivo é consolidar e fortalecer os programas de alimentação escolar na América Latina e Caribe, visando a mudança dos hábitos alimentares por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da incorporação de alimentos in natura e saudáveis nas escolas.
As profissionais participaram de uma mesa redonda sobre a experiência no reality. “Estamos felizes em poder falar sobre a alimentação escolar de Maravilha e do sucesso do trabalho realizado nos últimos anos para melhorar a qualidade da alimentação servida nas escolas. A nossa participação coroa a seriedade, o comprometimento e a dedicação de todos os atores envolvidos com o programa no município”, destaca a nutricionista Cristiane Tremea.
A merendeira Alaia Silveira afirma que é gratificante ter o trabalho reconhecido a nível internacional: “É emocionante ouvir falas do FNDE, da FAO e do embaixador do Brasil aqui no Panamá, enaltecendo o trabalho que todas nós merendeiras realizamos na escola. Além disso, podemos conhecer outras culturas e trocar experiências com profissionais de diversos lugares”.