Qualificações para Soldador Básico e Eletricista de Automação Industrial estão com inscrições abertas
A Prefeitura de Maravilha, juntamente com a CDL e Associação Empresarial e o Senai, estão promovendo o maior programa de qualificação profissional do município. Com o objetivo de suprir a carência que o setor produtivo enfrenta com mão de obra qualificada, serão oferecidos aos maravilhenses no primeiro semestre de 2022 os cursos de Soldador Básico e Eletricista de Automação Industrial.
As aulas que começam no dia 24 de fevereiro são gratuitas e com professores qualificados. Elas acontecem todas as terças e quintas-feiras nas dependências do Senai. Cada turma possuí 25 vagas que serão divididas em 50% para trabalhadores da indústria e 50% para a comunidade em geral. Os alunos serão selecionados pela CDL e Secretaria de Indústria e Comércio de acordo com o cumprimento dos requisitos.
As inscrições vão até o dia 20 de fevereiro e podem ser feitas através de preenchimento de formulário online. Para validar, o candidato deve preencher corretamente todos os espaços e concordar com os termos. Para quem preferir, a inscrição também pode ser feita presencialmente na Associação Empresarial para os trabalhadores da indústria e na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo para a comunidade em geral. Nesse caso deve ser apresentado CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de trabalho na indústria e função/área.
Além de preencher o formulário de inscrição o candidato deve ser maior de 18 anos e para participar da turma de Soldador Básico não pode estar atuando na profissão, pois o objetivo é formar novos soldadores. No curso de Eletricista de Automação Industrial o pré-requisito é ter conhecimento na área de elétrica, já que o conteúdo é mais aprofundado, e ter o ensino fundamental completo.
As áreas dos cursos foram escolhidas através de uma pesquisa realizada com as empresas locais e, de acordo com a mesma, esses são os setores com maior escassez de profissionais. Para a segunda metade do ano estão previstos os cursos de Manutenção de Máquinas Industriais e Mecânica Básica de Automóveis.
A Administração Municipal está investindo R$ 111 mil nas quatro qualificações. Para o vice-prefeito Jonas Dall’Agnol, que acompanha o projeto, o trabalho é uma ferramenta social e por isso é tão importante promover políticas que incentivem a inserção no mercado. “Proporcionando esse acréscimo no currículo, queremos que as pessoas deem sequência à vida profissional nessas áreas de boa empregabilidade”, completa Jonas.
Para se inscrever online acesse: https://forms.gle/iFAn3h5Nnvray36y7
Leia a grade curricular, o calendário e demais critérios de seleção nos documentos abaixo: