Maravilha sobe três posições e já é a 33ª economia de Santa Catarina
O município de Maravilha alcançou a posição de número 33 no ranking das maiores economias de Santa Catarina com crescimento de 41% entre 2020/ 2021 e atingiu a melhor marca da história. Os dados econômicos são da Secretaria de Estado da Fazenda e da AMERIOS.
O cálculo é feito através do Valor Adicionado. Dados são extraídos da Declaração de ICMS e Movimento Econômico – DIME enviada mensalmente através dos contadores, à Secretaria de Estado da Fazenda. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICMS, uma das principais receitas das Administrações Municipais, é arrecadado pelo Estado, porém parte do produto dessa arrecadação é entregue aos Municípios (25%), proporcionalmente a participação de cada um no movimento econômico, ou seja, quanto maior for o Valor Adicionado – VA do município, maior será sua arrecadação. Os outros 75% do ICMS arrecadado pelo estado, fica para a esfera estadual administrar.
O Valor Adicionado da indústria e comércio corresponde à diferença entre o valor das mercadorias saídas, deduzido das entradas, em cada ano civil. O Valor Adicionado agropecuário corresponde ao total da nota fiscal de Produtor Primário; o Valor Adicionado da prestação de serviços de transporte intermunicipal corresponde ao valor do conhecimento de frete, deduzido 40%, relativo ao custo, o Valor Adicionado da energia elétrica, telefonia corresponde ao consumo (proporcional).
O prefeito Sandro Donati comemorou o desempenho de Maravilha e destacou a vocação empreendedora de empresários, prestadores de serviço, produtores rurais e trabalhadores do município. “A força da Cidade das Crianças e seu crescimento estão na nossa gente, que trabalha, investe, cria, produz e gera esses resultados para Maravilha”, disse o prefeito.
Donati mencionou também que esse crescimento vem acontecendo de maneira sustentável, com bons resultados econômicos e sociais. Maravilha tem vagas de trabalho disponíveis, as empresas estão sempre contratando, o município investe para qualificar mão de obra e desburocratizou processos de investimentos como por exemplo as licenças ambientais que agora são via consórcio e mais ágeis, não fazendo o investidor esperar prazos longos para ajustar a parte ambiental e poder tocar seu negócio, seu empreendimento. “Batemos recorde nosso recorde histórico em licenças para a construção civil também neste ano de 2021”, lembrou Donati.
Os investimentos públicos também foram mencionados pelo prefeito. “Cabe a nós, gestores, trabalhar sempre para melhorar o ambiente de negócios, apoiar a geração de emprego e renda, investir em políticas públicas de qualidade de vida para nossa população, investir e buscar investimentos em infraestrutura e gerir bem os recursos públicos para crescermos cada vez mais”.