Saúde de Maravilha fica entre os 10 melhores do Extremo Oeste no Ranking Previne Brasil

Maravilha alcançou notas e posições de destaque nos indicadores da atenção básica em saúde, no ranking Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Entre os municípios de Santa Catarina, que somam 295, Maravilha ficou na 59ª posição e entre os municípios do Extremo Oeste do Estado com a 10ª melhor colocação no ranking geral dos indicadores.

Conforme a secretária de Saúde, Miriane Sartori, os indicadores avaliam atendimento a gestantes, hipertensos e diabéticos, coleta de preventivo e imunização das crianças. Ela destaca que o município alcançou ótimas porcentagens nos atendimentos, gerando notas fundamentais para o recebimento de recursos do Ministério da Saúde.

A secretária reforça que as boas notas são resultado da busca ativa que o município tem feito através das agentes comunitárias de saúde e equipes de enfermeiros, técnicos, dentistas e médicos que fazem parte dos oito ESFs da saúde pública em Maravilha. Vale destacar que os indicadores levam em conta apenas os atendimentos do SUS, não sendo contabilizados pacientes do particular.

QUAIS SÃO OS INDICADORES?
⦁ 82% – Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação
⦁ 91% – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV
⦁ 94% – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado
⦁ 47%: – Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS (Preventivo)
⦁ 95% – Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo B e Poliomielite inativada
⦁ 47% – Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre
⦁ 43% – Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre