Homenagens e apresentações marcam inauguração do Centro Municipal de Cultura Francisco Gialdi
A Administração Municipal de Maravilha inaugurou na tarde da última sexta-feira (14) o Centro Municipal de Cultura Francisco Gialdi. O espaço foi construído com o objetivo de ser um local que fortalece o legado cultural da Cidade das Crianças, possibilitando o contato da comunidade com diversas atividades e expressões culturais.
A cerimônia foi marcada pela homenagem a ao professor e historiador Francisco Gialdi, por apresentações da Banda Marcial Cidade das Crianças e das oficinas do coral infantil, pintura em tecido, violão e acordeon, dança e balé. A inauguração foi acompanhada por lideranças, servidores públicos, familiares do homenageado e comunidade em geral.
A estrutura soma 1.046 metros quadrados para atender os mais de mil alunos das oficinas culturais. O primeiro pavimento abriga a parte administrativa do Departamento de Cultura, a Biblioteca Municipal Luiz Delfino, a sala da Banda Marcial Cidade das Crianças e salas para oficinas culturais. O segundo pavimento também conta com salas para oficinas culturais, sala de dança, e um auditório para 248 pessoas com palco e camarins.
O espaço foi construído com um investimento total de R$ 1.933.482, sendo 1.259.917,14 de emenda parlamentar do deputado federal Celso Maldaner e o restante em recursos próprios do município. A empresa que executou a obra é a Sigma Empreendimentos LTDA e a estrutura foi construída na área que pertence ao município de Maravilha.
A indicação para o nome do local é de autoria do vereador Vinicius Ventura. Gialdi deixou um importante legado na história e na cultura da comunidade maravilhense. É autor de uma importante e diversificada contribuição à historiografia, com destaque para “Maravilha: sua terra, sua gente, sua história” (1993). Foi criador da Bandeira e do Brasão do Município de Maravilha. Faleceu em 2018 e deixou como legado uma vida de serviços prestados e de pesquisas dedicadas à história de Maravilha.