Conferência Municipal de Saúde define delegados e levanta propostas para a etapa estadual

A IX Conferência Municipal de Saúde, realizada em Maravilha na tarde desta sexta-feira (10), definiu os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual. Elenir Delazari, Virnalise Simão, Fábio Majolo, Rejane Feyh, Maria Muller, Sérgio da Silva e a secretária de Saúde Miriane Sartori levarão as propostas de Maravilha para o evento estadual.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu mais de 300 profissionais da área da saúde e membros da comunidade em geral. A ex-secretária de Saúde de Maravilha Marli Agostini palestrou sobre o tema levantado pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”.

Após, os presentes foram divididos em grupos para debater os seguintes eixos temáticos: o Brasil que temos; o Brasil que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. Na oportunidade foram elaboradas e aprovadas propostas que atendam às necessidades de saúde da população.

A secretária de Saúde Miriane Sartori que esse é um momento importante para a comunidade e para os profissionais da saúde: “É um evento para compartilhar conhecimento e vivências do Sistema Único de Saúde (SUS) para que sejam levantadas as melhorias possíveis”. A próxima etapa da conferência é a microrregional, em Xanxerê.