Profissionais da educação participam de formação sobre primeiros socorros
Os professores, estagiários, gestores e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino, através da Secretaria de Educação, estão participando do projeto “SAMU nas Escolas: Atitudes que Salvam Vidas” que visa repassar noções básicas de primeiros socorros. O objetivo é preparar todos os profissionais para futuros acidentes que possam ocorrer nas escolas.
O curso de 12h, dividido em três aulas, apresenta os temas: conceituação do SAMU e noções de primeiros socorros; situações de emergência (PCR e Ovace); e imobilizações de fraturas, contenção de hemorragias, reações alérgicas e queimaduras. O conteúdo apresentado pelos profissionais do SAMU se divide em teoria e prática e aborda situações como parada cardiorrespiratória, engasgo, queimadura, desmaio, crise compulsiva, entre outras.
O projeto surgiu de um Projeto de Lei Legislativo, aprovado em 2021. No primeiro momento o foco é a Educação Infantil, atendendo mais de 300 profissionais divididos em três grupos para o melhor aproveitamento.
Para a coordenadora do SAMU de Maravilha, Géssica Salmin, os ensinamentos são para a vida, já que não vão ser utilizados apenas no ambiente escolar. “É muito importante que tenham pessoas na sociedade com noções de primeiros socorros para dar suporte à vítima até a chegada do socorro, mas na situação de sala de aula é ainda mais essencial”, concluiu Géssica.